Alagoas registra aumento de 100% nas autorizações para doações de órgãos

Por: Rádio Sampaio com Assessoria
 / Publicado em 23/08/2024

Foto: Carla Cleto e Thallysson Alves / Ascom Sesau e HGE

A Central Estadual de Transplantes de Alagoas, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), registrou, de janeiro até julho, um total de 14 doações de múltiplos órgãos. O número é 100% maior que o mesmo período de 2023, quando foram realizadas sete doações.

De acordo com dados consolidados, Alagoas já realizou neste ano 79 transplantes e disponibilizou 22 órgãos para outros estados. Entre os órgãos transplantados, foram 72 córneas, quatro fígados e três rins, conforme dados divulgados pela Central de Transplantes de Alagoas.

Sensibilização

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, destaca que o aumento identificado tem como principal fator a maior sensibilização da população sobre o tema, que, mesmo durante a perda do ente querido, tem autorizado a doação. “Comunicar aos familiares sobre o desejo de ser um doador é extremamente importante, porque somente a família pode autorizar a doação. A legislação brasileira ainda não permite que seja válido deixar isso por escrito e, se a família não autorizar, será respeitado o direito dos familiares”, salienta.

Daniela Ramos ressalta, ainda, que as estratégias adotadas pela Central de Transplantes de Alagoas também têm ajudado na humanização junto aos familiares, visando o acolhimento das famílias e a solicitação de doação.

“Estamos realizando uma união de forças, tendo em vista que a nossa Rede Estadual de Saúde tem crescido e estamos conseguindo, de forma integrada, fazer a articulação para solicitação da doação de órgãos. Também estamos realizando capacitações e campanhas ativas, bem como treinamento dos profissionais”, justifica.

A coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas explica que, só após o diagnóstico de morte encefálica, prescrito na resolução 2.173, expedida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 2017, os médicos procuram a família e pedem a autorização para a doação dos órgãos. “A doação de órgãos, de múltiplos órgãos, só acontece quando há diagnóstico de morte encefálica, ou seja, quando a morte é comprovada por meio de alguns exames, que são realizados em três etapas”, explica.

 

*Com Ascom Sesau

Deixe uma resposta

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram