Alagoas inicia distribuição de 6.350 doses da vacina Janssen

Alagoas inicia distribuição de 6.350 doses da vacina Janssen

A Secretaria do Estado de Saúde (Sesau), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI/AL), iniciou a distribuição de 6.350 doses do imunizante Janssen. A remessa enviada pelo Ministério da Saúde (MS) é destinada à dose de reforço dos adultos com 18 anos ou mais, que tomaram a dose única da vacina, há pelo menos dois meses.

Inicialmente, o esquema completo da Janssen era feito apenas com uma dose única. Agora, por orientação do Ministério da Saúde, é preciso um reforço com o imunizante do mesmo fabricante. A distribuição das vacinas ocorre após os gestores das Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) realizarem as solicitações e os agendamentos, por meio do Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES).

Para se vacinar, o público alvo deve estar munido do documento de identificação e cartão de vacina, contendo o registro do seu esquema básico. A dose de reforço será aplicada independente do local da residência dos vacinados. Já as mulheres que tomaram a Janssen previamente e, no momento atual, estão gestantes, puérperas ou lactantes, só poderão receber a dose de reforço após cinco meses, com o imunizante Pfizer.

Os 46 municípios da II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, devem realizar o agendamento pelo e-mail creadiarapiraca@gmail.com . Quanto aos 56 municípios da I Macrorregião de Saúde, formada por Maceió e pelos municípios dos Litorais Norte e Sul, Zona da Mata e Vale do Paraíba, o agendamento ocorre por meio do endereço redefrioalagoas@gmail.com .

Balanço – A última atualização da Sesau aponta que 4.346.187 doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em Alagoas. Deste total, são 2.345.592 pessoas vacinadas com a primeira dose (D1), 1.818.964 com a segunda dose (D2) ou dose única (DU) e 181.631 com a dose de reforço (DR) e dose adicional (DA).


Deixe uma resposta