Alagoas chega ao último dia do atual decreto da fase vermelha com 91% de ocupação dos leitos de UTI Covid

Foto: Aline Silva

A taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) chegou a 91% nesta quarta-feira (9) em Alagoas. O registro acontece a um dia do fim do atual decreto estadual que determinou o retorno das regras mais rígidas da fase vermelha.

O decreto está em vigor desde o dia 28 do mês passado. O principal motivo foi o aumento de internações nas UTIs por Covid, que chegou a 92% naquela semana. O atual decreto tem validade até 23h59 do dia 10 de junho.

De acordo com o boletim de leitos divulgado nesta quarta-feira (9) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), dos 390 leitos de UTI disponíveis para Covid, 356 estão ocupados. Em Maceió, a taxa é de 89% de ocupação.

Em alguns municípios do interior a situação é ainda mais crítica. Em Arapiraca, Coruripe, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios a ocupação dos leitos de UTI está em 100%.

O governo de Alagoas ainda não comunicou como serão as regras do novo decreto, que deve ser publicado nesta quinta-feira.


Deixe uma resposta