O estado de Alagoas atingiu a meta do Ministério da Saúde (MS) de vacinar pelo menos 90% do público-alvo na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. De acordo com os dados do MS, Alagoas vacinou 90,48% do grupo prioritário até a tarde desta sexta-feira (31). Dos 876.935 alagoanos que devem ser imunizados prioritariamente, 793.426 foram vacinados até o último dia da campanha.
As vacinas que sobraram no estoque vão ser colocadas à disposição de toda a população a partir de segunda (3). A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que a ampliação da vacinação vai somente até quando houver vacina disponível nos estoques dos municípios, porque o Ministério da Saúde não sinalizou que irá enviar uma nova remessa para Alagoas.
A prioridade era para gestantes, puérperas, crianças entre seis meses a menores de seis anos, idosos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, além de profissionais de segurança e salvamento.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS): H1N1, H3N2 e Linhagem B/Victoria/2/87. Saiba mais sobre a vacina da gripe.
Confira a cobertura vacinal de Alagoas por grupo:
Fonte: G1 Alagoas