Com a vitória de Javier Milei na eleição para presidente da Argentina, no último domingo (19), os títulos americanos das ações da petrolífera estatal YPF, a maior do país, subiram cerca de 41% por volta das 17h de hoje (20), em decorrência das expectativas de que Milei seja o responsável pelo avanço do processo de privatização da companhia. A empresa de mineração e construção Tenaris também teve uma alta, de 1,7%.
A YPF é responsável pela supervisão do desenvolvimento de Vaca Muerta, a segunda maior reserva de gás de xisto do mundo e a quarta maior reserva de óleo de xisto. 51% da companhia foi nacionalizada há mais de uma década.
Mudanças no país e nas relações internacionais
Em seu discurso após a vitória, o libertário disse que se iniciava a “reconstrução da Argentina”. Entre suas propostas estão a dolarização da economia e o fechamento do Banco Central. Além disso, ele também propõe uma redução do tamanho do Estado, reduzindo o número de ministérios para oito. Atualmente, existem 18 ministérios no Governo Argentino.
Em agosto deste ano, Milei disse que acreditava ser necessário “eliminar” o Mercosul, por considerar a união dos países “defeituosa” e prejudicial aos argentinos. Ele também criticou a China, que vem realizando investimentos na Argentina.