Festas de Réveillon com mais de 300 pessoas estão proibidas em Alagoas

Por: Rádio Sampaio com Assessoria
 / Publicado em 03/12/2020

Festas de Réveillon com mais de 300 pessoas estão proibidas em Alagoas

Grandes festas de Réveillon em Alagoas estão proibidas. O Governo do Estado, entretanto, decidiu manter a regra prevista no decreto de emergência vigente, em que autoriza eventos com limite de até 300 pessoas.

Especialistas, entretanto, alertam para riscos de qualquer tipo de aglomeração no fim de ano, e recomendam que encontros presenciais de Natal e Réveillon sejam substituídos por festas virtuais.

O Secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, divulgou as regras para as festas particulares de fim de ano em entrevista coletiva nesta quinta-feira (3).

"O que os produtores me disseram é que não compensa economicamente fazer uma festa com grandes artistas nacionais para um público tão pequeno. Então, consequentemente, esses eventos estão suspensos", disse Ayres.

"Quem decidir fazer algum evento de menor porte está liberado, desde que cumpra com os protocolos sanitários da Secretaria Estadual de Saúde e com o limite de 300 pessoas", afirmou.

Nessa quarta (2), a prefeitura da capital anunciou que cancelou a queima de fogos na orla de Maceió e no Benedito Bentes durante o réveillon.

Alexandre Ayres explicou que o crescimento de casos de Covid-19 no estado e a opinião de especialistas foram levados em conta na hora de decidir sobre a proibição.

secretário de estado da Saúde, Alexandre Ayres

"Os eventos estão suspensos em Alagoas com base no decreto governamental. Nós determinamos a liberação de eventos nos meses passados com capacidade máxima de 300 pessoas. Então fazendo cumprir o decreto e diante do crescimento de casos aqui em Alagoas, ouvimos os técnicos e especialistas daqui da Secretaria Estadual de Saúde e decidimos de maneira unânime comunicar aos produtores de eventos daqui de Alagoas e de outros estados que tinham interesse de realizar aqui em Maceió, em São Miguel dos Milagres, na Barra de São Miguel, da impossibilidade da realização desses eventos com grandes aglomerações aqui no estado", disse.

Segundo o secretário, a decisão é dura para os setores que dependem dessas festas e de turistas, mas que a saúde dos que ficam no estado depois dos eventos é mais importante.
"É uma decisão muito dura e que atrapalha o segmento econômico do turismo. Isso é fato e é reconhecido por todos, mas eu tenho que pensar na coletividade. Eu preciso, enquanto autoridade sanitária estadual, pensar que as pessoas virão de fora curtir os eventos aqui e irão de volta para as suas cidades", disse.

"E 95% da nossa população depende do SUS. As pessoas daqui ficarão contaminadas e precisarão de tratamento. Então com o intuito de salvar vidas e de proteger a nossa população, nós decidimos exigir o cumprimento do decreto que já existe", afirmou.

Volta para Fase Laranja descartada

Alagoas continua na Fase Azul do Distanciamento Controlado. O secretário descartou a volta para a Fase Laranja, com mais medidas restritivas contra o novo coronavírus.

"Não há essa possibilidade. Eu tenho dito de maneira muito transparente que o reflexo desse crescimento do número de casos é decorrente, primeiro, das aglomerações políticas que existiram, e também da perda do medo por parte da população. Nós temos praias lotadas, bares lotados, restaurantes lotados."

"Eu fiz uma convocação e convidei aqui para essa mesa os segmentos econômicos, dizendo para eles que se a gente atuar de maneira conjunta, nós conseguiremos evitar novos fechamentos. Não há possibilidade, em Alagoas, desse retrocesso como já está ocorrendo em outros estados. Hoje nós somos o único estado do Nordeste que continua reduzindo o número de mortes por Covid-19".

Aglomerações na orla no Réveillon

"Os réveillons públicos também estão suspensos. Nós dialogamos com a prefeitura de Maceió, que acatou a nossa orientação, no sentido de suspender os shows pirotécnicos. Então a própria ocupação da orla de Maceió terá que ser feita com bastante cuidado. Nós iremos exigir, fiscalizar, e cobrar o cumprimento das regras. A gente tem observado que as pessoas, ao perderem o medo do vírus, têm circulado cada vez mais sem máscaras. E isso é muito danoso e preocupante".

Contaminação mais alta entre os jovens

O secretário Alexandre Ayres disse que a contaminação pelo novo coronavírus em Alagoas está acontecendo principalmente entre jovens de 20 a 29 anos.

"Jovens entre 20 e 29 anos, que em sua maioria tem sintomas leves, mas estão esquecendo que estão levando esse vírus para dentro de suas casas, onde tem pais, familiares com comorbidades e são de grupos de risco. Então a gente tem que ter muito cuidado em pensar no próximo antes de pensar somente na nossa saúde".

Aulas presenciais em 2021

Alexandre Ayres disse que as aulas presenciais para menores de 18 anos vão ser retomadas em Alagoas no começo de 2021, mas não disse a data. Ele falou que o cronograma de retorno já está pronto e vai ser divulgado brevemente, mas também não disse o dia.

"A gente segurou essa decisão, porque nós sabíamos através dos nossos estudos que teríamos o repique em dezembro. Com o fortalecimento do turismo, a gente sabia que teria esse repique, então não adiantava agir de maneira precipitada como outros estados fizeram, que liberaram as aulas e depois suspenderam novamente. Nós já temos um cronograma definido e eu acredito que até a próxima semana, ao lado do governador Renan Filho e do secretário Fábio Guedes, da Educação, nós iremos anunciar para a sociedade o cronograma de retomada das aulas. Quero só adiantar que no começo de 2021 nós teremos a retomada das aulas em Alagoas".

Vacina

O secretário falou também que Alagoas não tem condições de comprar vacinas para a Covid-19, que essa compra vai ficar com o Ministério da Saúde.

"A gente entende que a vacina é de competência do Ministério da Saúde, a aquisição dessas vacinas. Nós temos dialogado como ministro da saúde nesse sentido. Alagoas é um estado pequeno, é um estado que não tem recursos para dispor e adquirir essas vacinas. O Ministério da Saúde tem não só com Alagoas, mas com os demais estados, e a previsão é que o povo dos estados do Nordeste passe a ser vacinado no final de janeiro".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram
Share via
Copy link
Powered by Social Snap