Estudantes da Escola Estadual Joaquim Diégues fica localizada em Viçosa, criaram uma cola a partir da casca macaxeira e o projeto deu tão certo que eles conquistaram premiações em uma competição em Pernambuco, com estudantes de mais de 14 estados.
O professor de química teve uma ideia bem interessante: criar projetos para estimular a pesquisa e o aperfeiçoamento acadêmico. Um ano depois, eles decidiram criar uma cola para papel, usando casca da macaxeira como matéria-prima.
"Buscamos projeto que buscasse ajudar o nosso planeta, a reduzir resíduos. Pensamos em reaproveitar essa casca. Em pesquisa anteriores, a casca possui amido e isso é um componente para cola", professor de química.
Depois de muitos testes, o grupo conseguiu definir os materiais necessários para a fabricação. O principal, claro, é a casca da macaxeira, que precisa ficar de um a dois dias secando no sol, ser triturada no liquidificador. Além disso, você ainda vai precisar de água, um pouco de vinagre de álcool, peneira e um fogão elétrico.
Depois é só coar e peneirar e adicionar uma colher de vinagre. Uns 10 ml. A consistência fica parecida com a de uma cola tradicional. E, será que cola? Eles provam que sim. Eles dizem que o tempo de secagem varia de acordo com o clima.
"É uma alegria enorme sair de Alagoas, representando Viçosa e ter ganho. Essa pesquisa vai influenciar muito a nossa vida estudantil", diz o estudante Kaio César.