AO VIVO

Em discurso na ONU, Lula defende soberania e diz: "O Brasil não cabe no quintal de ninguém"

Rádio Sampaio com Metrópoles
Publicado 22/09/2026
ONU

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nesta terça-feira (22/9), a soberania brasileira e criticou ameaças de ingerências externas em processos eleitorais durante discurso na 81ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Sem mencionar os Estados Unidos, o petista disse que o Brasil “não cabe no quintal de ninguém”. E destacou que o Brasil não vai “terceirizar” a defesa das fronteiras e que “não precisamos de porta-aviões vigiando as nossas águas”.

O petista voltou a defender propostas e ações tomadas em seu governo para combater facções, dentre elas, a Lei Antifacção e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública.

Também fez uma referência a proteção dos recursos naturais: "O acesso ao nossos minerais terá como contrapartida obrigatória a geração de valor em nosso território, a transferência de tecnologia e o suprimento de setores estratégicos nacionais”, disse.

Lula criticou as “pressões” de empresas estrangeiras sobre o Pix e defendeu a manutenção do sistema como infraestrutura pública de pagamentos. O sistema de pagamento instantâneo do Brasil é alvo de investigações nos Estados Unidos (EUA)- e um dos motivos para que o país norte-americano aplicasse tarifa de 25% sobre os produtos brasileiros.

Eleições

Sobre as eleições, sem citar adversários, o candidato à reeleição alertou para “inimigos da democracia” que “abusam” da liberdade de expressão para promover interesses contrários ao Brasil. Lula também ressaltou que o processo eleitoral brasileiro é “moderno e robusto” e deve ocorrer sem interferências.

Outras defesas

O petista ainda defendeu o fim da escala 6×1, o combate à violência contra a mulher e o enfrentamento ao crime organizado, além do combate a corrupção. .

Críticas

Lula falou do que considera incapacidade da ONU em resolver conflitos e alegando que o mundo vive hoje uma “crise de liderança”. “A ONU está falhando em uma das suas missões mais elevadas: a de livrar a humanidade do flagelo da guerra. Sua credibilidade nunca esteve tão baixa”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua José e Maria Passos, nº 25 - Centro - Palmeira dos Índios - AL.
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
COMERCIAL:
(82) 99621-8806
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram