AO VIVO

Fraude no INSS: Presidente da Conafer se entrega à Polícia Federal em Brasília após nove meses foragido

Rádio Sampaio
Publicado 13/08/2026
Carlos Roberto Ferreira Lopes, presidente da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) | Divulgação/Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Carlos Roberto Ferreira Lopes, presidente da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) e alvo central das investigações da CPMI do INSS e da Operação Sem Desconto, apresentou-se na noite desta quarta-feira (12) à Superintendência da Polícia Federal em Brasília, acompanhado de advogados, após negociação entre sua defesa e a corporação. Ele tinha prisão preventiva decretada desde novembro de 2025 pelo ministro André Mendonça, do STF.

A apresentação encerra o período em que Lopes era considerado foragido. Em nota, a PF confirmou que ele se entregou e será encaminhado ao sistema prisional após os procedimentos de praxe. A audiência de custódia está prevista para esta quinta-feira (13), ainda sem horário definido.

Lopes é investigado por suspeita de liderar um esquema de descontos associativos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS. Segundo a Polícia Federal, o núcleo ligado à Conafer teria permitido o desvio de mais de R$ 708 milhões, com recursos direcionados a empresas de fachada, enriquecimento ilícito e pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos. A PF encaminhou ao STF o relatório final sobre o caso, que embasou o indiciamento de 48 pessoas.

Em setembro de 2025, o presidente da Conafer já havia sido detido em flagrante enquanto prestava depoimento à CPMI do INSS, no Congresso Nacional. O então presidente da comissão, senador Carlos Viana (PSD-MG), afirmou que Lopes teria mentido deliberadamente ao negar conhecimento sobre pessoas e empresas ligadas à entidade e investigadas por irregularidades. Ele ficou custodiado em uma sala no Senado e foi solto após pagar fiança.

A Operação Sem Desconto apura o esquema de fraudes bilionárias por descontos não autorizados. A nona fase da operação, em novembro de 2025, resultou no mandado de prisão contra Lopes, que não foi localizado na ocasião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua José e Maria Passos, nº 25 - Centro - Palmeira dos Índios - AL.
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
COMERCIAL:
(82) 99621-8806
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram