


Um soldado de paz da Força Interina da ONU no Líbano (UNIFIL) morreu na manhã desta quinta-feira (4/6) após um bombardeio no sudeste do país, perto da cidade de Marjayoun, informou a organização, sem especificar de quem veio o ataque.
O soldado foi atingido na noite de quarta-feira, e ficou gravemente ferido. Ele foi levado de avião a um hospital em Beirute, capital libanesa, mas acabou falecendo.
Outros dois soldados de paz também foram feridos e estão sendo tratados em uma instalação médica na base da UNIFIL.
A missão de paz da ONU no Líbano abriu uma investigação para apurar as circunstâncias exatas que levaram a este trágico incidente, e instou “autoridades nacionais relevantes a investigar o incidente, levar os perpetradores à justiça e garantir a responsabilização criminal”.
“A UNIFIL detectou um número cada vez maior de trajetórias e impactos no sul do Líbano. A violência deve terminar”, diz a missão.
O incidente ocorreu em meio a bombardeios israelenses contra o Líbano, principalmente o sul do país, e retaliações do grupo armado Hezbollah.
A força de paz da ONU no Líbano complementa reiterando que ataques deliberados contra pacificadores da ONU são “graves violações do direito humanitário internacional e podem configurar crime de guerra”.
