
Reprodução G1
Levantamentos da Quaest em dez estados revelam que o eleitorado brasileiro está dividido sobre o perfil político desejado para os próximos governadores.
Em seis unidades pesquisadas, a maior parcela dos entrevistados afirma preferir candidatos independentes, sem alinhamento com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ou com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Os maiores índices de preferência por nomes independentes aparecem em São Paulo (47%), Goiás (46%), Rio Grande do Sul (45%) e Paraná (44%).
No Nordeste, porém, o cenário é diferente. Bahia e Pernambuco registram 47% de preferência por governadores aliados do presidente Lula, enquanto no Ceará esse índice chega a 43%.
Já candidatos associados a Jair Bolsonaro têm melhor desempenho no Sul e em parte do Centro-Oeste, embora os percentuais não superem a preferência por candidatos independentes (ou seja, que não sejam aliados de Lula ou de Bolsonaro). O Paraná apresenta 34% de preferência por um bolsonarista, seguido por Goiás (31%), Rio de Janeiro (29%), Minas Gerais e Rio Grande do Sul (28%), além de São Paulo (27%).
