AO VIVO

Brasil, Colômbia e México apelam por cessar-fogo no Oriente Médio

Rádio Sampaio com Metrópoles
Publicado 13/03/2026
Handout/Getty Images

 

Brasil, Colômbia e México apelaram por um cessar-fogo na guerra no Oriente Médio e pediram que os problemas entre Estados Unidos, Israel e Irã sejam resolvidos por meio da diplomacia. O posicionamento foi divulgado nesta sexta-feira (13/3) em nota conjunta dos três governos.

“A República Federativa do Brasil, a República da Colômbia e os Estados Unidos Mexicanos reiteram a necessidade de que as divergências entre Estados sejam resolvidas por meio da diplomacia internacional, em consonância com os princípios da solução pacífica das controvérsias”, diz um trecho da declaração.

Para o início das discussões, os três países afirmaram ser “indispensável” um cessar-fogo no conflito, que já se arrasta por 14 dias.

Além disso, Brasil, Colômbia e México se mostraram dispostos a “contribuir para os processos de paz”.

O pedido dos três países surge dias após a cúpula Escudo das América, que reuniu lideranças da América Latina para discutir o combate ao tráfico de drogas na região.

Representantes brasileiros, colombianos e mexicanos, contudo, não foram convidados para o evento, que contou com a presença majoritária de governantes inclinados à direita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua José e Maria Passos, nº 25 - Centro - Palmeira dos Índios - AL.
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
COMERCIAL:
(82) 99621-8806
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram