
Foto: Assessoria
A Operação Equi-Cobre, deflagrada na manhã da quarta-feira (10), resultou na apreensão de aproximadamente 316kg de cabos e materiais de uso exclusivo da Equatorial Alagoas. O material foi encontrado em dois estabelecimentos de reciclagem de sucata em Coruripe e em outros dois pontos localizados em Maceió. Os responsáveis pelos estabelecimentos foram conduzidos às delegacias para prestar esclarecimentos e para a formalização dos procedimentos legais.
Em Coruripe, duas sucateiras foram vistoriadas e nas duas, técnicos da Distribuidora identificaram cabos e materiais utilizados exclusivamente pela concessionária no sistema de distribuição de energia. Somando os materiais apreendidos nos dois estabelecimentos totalizam 44kg. Já na capital, equipes da distribuidora inspecionaram outros dois estabelecimentos e nas duas sucatas foram localizados 272 kg de cabos.
A operação foi realizada em conjunto com órgãos de segurança pública. Em Maceió, as ações contaram com o apoio da Polícia Civil, por meio da Delegacia de Roubos. Já em Coruripe, a iniciativa teve suporte da Polícia Militar, por meio da 9ª Companhia de Polícia Militar Independente (9ª CPMI).
O furto e a comercialização de cabos e equipamentos da rede elétrica configuram crime e têm impacto direto na rotina da população, provocando interrupções no fornecimento de energia e atrasos em obras essenciais. A Equatorial Alagoas reforça que as ações de fiscalização continuam sendo intensificadas em parceria com os órgãos de segurança pública.
“O furto de cabos vai muito além do prejuízo ao patrimônio. Esse tipo de crime coloca vidas em risco e afeta diretamente serviços essenciais, como hospitais, escolas, telecomunicações e até o abastecimento de água”, ressalta Stevon Schettino, Superintendente de Operações da Equatorial Alagoas.
“Agradecemos profundamente o trabalho conjunto das Polícias Militar e Civil, cujo apoio estratégico foi decisivo para o êxito da operação. A integração entre a iniciativa privada e as forças de segurança é fundamental para enfrentar esse grande desafio.”
Ao longo de 2025, a distribuidora intensificou as ações de combate ao furto de cabos, crime que segue recorrente no estado. Apenas este ano, a operação Equi-Cobre já recuperou 2.106 kg de cabos em Alagoas, resultado de 34 ações realizadas em diferentes regiões do estado.
A população pode colaborar com as ações de combate a furtos e fraudes. Denúncias anônimas podem ser registradas pela Central de Atendimento, no número 0800 082 0196, ou pelo site da Equatorial www.equatorialenergia.com.br , selecionando o estado Alagoas, na aba “Quero denunciar uma fraude”.
Por: Assessoria de Imprensa – Equatorial Alagoas
