AO VIVO

Prazo para regularizar ciclomotores no Detran/ AL termina dia 31 de dezembro

Rádio Sampaio com Gazetaweb
Publicado 02/12/2025
Reprodução

Os proprietários de ciclomotores, as populares “cinquentinhas”, têm até o dia 31 de dezembro de 2025 para regularizar a situação dos veículos junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL). A informação foi reforçada pelo chefe de Vistoria do órgão, Williams Rocha. Alagoas possui cerca de 20 mil ciclomotores registrados na frota estadual, e mais de 15 mil já passaram pelo processo de emplacamento.

O chefe de Vistoria do Detran/AL, Williams Rocha, explicou que a obrigatoriedade de registro, licenciamento, emplacamento e habilitação para conduzir ciclomotores existe desde 2015, após alteração no Código de Trânsito Brasileiro. Porém, prazos concedidos entre 2015 e 2017 foram suspensos, e muitos proprietários não conseguiram regularizar seus veículos, especialmente devido à ausência de pré-cadastro no Renavam em modelos importados ou adaptados.

Em 2023, o Contran publicou uma nova resolução reabrindo o prazo de regularização, agora com encerramento definitivo marcado para dezembro de 2025.

O chefe de Vistoria alertou, durante a entrevista na TV Gazeta, que os proprietários que ainda não atenderam às exigências devem procurar o setor de vistoria do Detran/AL. Para os veículos que possuem nota fiscal, o pré-cadastro geralmente já existe, o que facilita o procedimento.

A documentação necessária inclui a nota fiscal, documentos pessoais do proprietário ou procurador, além do certificado de adequação à legislação de trânsito, contendo marca, modelo e demais características técnicas exigidas.

Rocha também esclareceu dúvidas frequentes sobre a distinção entre ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos autopropelados. São considerados ciclomotores os veículos com até 50 cilindradas ou potência entre 1.000 W e 4.000 W, incluindo bicicletas que tenham recebido adaptação com motor a combustão. Para esses casos, são obrigatórios o registro, a placa, o licenciamento e a habilitação na categoria A ou ACC.

Já bicicletas elétricas, hoverboards, skates e patinetes elétricos estão dispensados de registro, emplacamento e habilitação, desde que possuam potência inferior a 1.000 W, conforme determina o Código de Trânsito.

O Detran alerta que o prazo final não será prorrogado, e os proprietários devem evitar a regularização de última hora para não enfrentar transtornos ou penalidades. A orientação é procurar o órgão o quanto antes para garantir que o ciclomotor esteja apto a circular dentro das normas estabelecidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua José e Maria Passos, nº 25 - Centro - Palmeira dos Índios - AL.
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
COMERCIAL:
(82) 99621-8806
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram