Brasileiros detidos por Israel em flotilha retornam ao Brasil

Por: Rádio Sampaio com Metrópoles
 / Publicado em 08/10/2025

Divulgação/ Freedom Flotilla Brasil

 

O Ministério das Relações Exteriores anunciou o retorno de 13 brasileiros detidos por Israel, no início do mês, ao tentarem levar ajuda humanitária para a Faixa de Gaza através da flotilha Global Sumud. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (8/10).

De acordo com o Itamaraty, o grupo decolou em um avião comercial de Amã, capital da Jordânia, com destino ao aeroporto de Doha, no Catar, onde devem fazer conexão para o Brasil.

Ao lado de outros 118 ativistas que faziam parte da missão, os brasileiros foram deportados de Israel para a Jordânia na terça-feira (7), através da fronteira entre os dois países. De lá, foram recebidos por diplomatas da embaixada do Brasil no país, e transferidos até a capital, Amã.

A flotilha Global Sumud foi interceptada pelas Forças de Defesa de Israel (FDI) em 1º de outubro, em águas internacionais próximas a região costeira da Faixa de Gaza. Esta foi a segunda vez em que ativistas tentaram furar o bloqueio israelense imposto contra o enclave palestino, para levar ajuda humanitária a região.

Entre os integrantes da nova missão estavam o ativista Thiago Ávila e a deputada federal Luizianne Lins (PT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram