Hugo Motta se reúne com Lula e diz que votação de projeto do IR acontece nesta 4ª

Por: Rádio Sampaio com O Globo
 / Publicado em 30/09/2025

Davi Alcolumbre, Lula e Hugo Motta- Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), em um almoço nesta terça-feira (30) para falar sobre a votação do projeto que amplia a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.

Motta declarou que a votação está mantida para acontecer nesta quarta-feira (01/10).

O encontro também contou com a presença da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. De acordo com o presidente da Câmara, medidas provisórias também foram discutidas na reunião. A MP alternativa ao aumento do IOF vence em outubro e teve o relatório apresentado hoje pelo deputado Carlos Zarattini (PT-SP).

O relator do texto do IR é o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL). A ampliação da faixa de isenção deve impactar cerca de 10 milhões de brasileiros. A elevação da renda de corte para R$ 5 mil era uma promessa de Lula desde a campanha de 2022 e tem peso estratégico para a popularidade do petista às vésperas das eleições de 2026.

Motta tem focado nesta semana em pautar projetos de apelo popular após ter dificuldades de conseguir consenso sobre um projeto de anistia a atos golpistas e depois de a Câmara ter aprovado a Proposta de Emenda à Constituição da Blindagem, que dificulta investigações contra parlamentares.

A conversa acontece em um momento de tensão entre os presidentes da Câmara e do Senado. Líderes da Câmara ficaram insatisfeitos após o Senado decidir rejeitar a PEC da Blindagem.

A medida foi aprovada pela Câmara, mas diante da pressão popular foi enterrada pelos senadores. Motta e Alcolumbre já estiveram juntos ontem na posse de Edson Fachin como presidente do Supremo Tribunal Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram
Share via
Copy link
Powered by Social Snap