
Foto: Assessoria
Alunos da Escola Municipal Tradutor João Sampaio, em Maceió, receberão a blitz de eficiência energética na tarde desta quinta-feira (18). A ação é uma das atividades programadas dentro do escopo da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2025 (ONEE), competição nacional que reúne várias instituições de ensino da rede pública e privada do país e que tem como principal objetivo premiar a propagação de boas práticas no uso da energia elétrica e sustentabilidade entre os jovens brasileiros.
As inscrições para a edição 2025 estão abertas desde o dia 01 de agosto e encerram no dia 30 de setembro, destinadas aos alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental das redes pública e privada.
A Blitz ONEE tem a missão de aproximar os estudantes de assuntos fundamentais, como sustentabilidade, consumo consciente de energia, uso eficiente dos equipamentos domésticos e explicar como está estruturada a matriz energética brasileira. Para tornar esse aprendizado mais atrativo, a iniciativa combina palestras, jogos, desafios e atividades interativas, transformando conteúdos técnicos em experiências práticas e divertidas.
Para o gerente de experiência com o Cliente, Carlos Morais, as Blitz são essenciais no processo de aprendizagem desses adolescentes. “O que vemos com esses eventos são alunos aprendendo sobre a importância de usar a energia elétrica de forma consciente e adequada. A ONEE possibilita esse aprendizado em cada desafio, que é transformado em conhecimento prático e acessível despertando nos jovens a consciência crítica e o protagonismo sustentável”, destacou Carlos.
O projeto é realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), dentro do Programa de Eficiência Energética, e coordenado pelo Instituto Abradee. Neste ano, a empresa proponente é a RGE, distribuidora do grupo CPFL, e a ação reúne a participação de 48 distribuidoras de energia de todo o Brasil.
Pensando em como reconhecer o trabalho e a dedicação dos educadores, além dos estudantes, os professores também terão premiações exclusivas, voltadas para aqueles que se destacarem na trilha formativa e no engajamento dos alunos. O objetivo é valorizar quem conduz a aprendizagem em sala de aula e atua como agente de transformação.
Por: Assessoria de Imprensa Equatorial Alagoas

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria
