Em reunião ministerial, Lula reforça críticas à guerra em Gaza e a Trump: 'Não estamos dispostos a sermos tratados como subalternos'

Por: Rádio Sampaio com G1
 / Publicado em 26/08/2025

Vice-presidente, Geraldo Alckmin, e presidente Luiz Inácio Lula da Silva. — Foto: Ricardo Stuckert / Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu, na manhã desta terça-feira (26), no Palácio do Planalto, sua equipe de ministros para projetar a entrega de ações consideradas prioritárias pelo governo.

Na abertura da reunião, que foi transmitida pela imprensa, o presidente reforçou críticas à guerra em Gaza e também ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. "Não estamos dispostos a sermos tratados como subalternos", frisou.

"Somos um país soberano, temos uma constituição, uma legislação, quem quiser entrar, no nosso espaço, tem que prestar contas à nossa Constituição e à nossa legislação", afirmou.

Traidores da pátria

Lula voltou a criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

O parlamentar está desde março nos EUA, onde articula com autoridades locais medidas para interferir no julgamento do pai, réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe.

Lula voltou a classificar Eduardo como um traidor da pátria e disse que ele já deveria ter sido cassado pela Câmara dos Deputados.

Lula ainda orientou seus ministros a destacaram a defesa da soberania do país em declarações públicas e entrevistas.

Prioridades

Entre as prioridades estão a aprovação pelo Congresso do projeto que isenta de Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil mensais e o avanço de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Lula e ministros também intensificam a busca por novos mercados diante da dificuldade de negociação com o governo americano.

A reunião desta terça foi o segundo encontro ministerial de 2025, convocado a pouco mais de um ano da corrida presidencial de 2026. No próximo ano, Lula deve tentar a reeleição e o inédito quarto mandato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram
Share via
Copy link
Powered by Social Snap