Polícia Militar foi acionada - Foto: Ilustração/ Aqui Acontece
O 10º Batalhão da Polícia Militar de Alagoas registrou, na última quinta-feira (7), quatro ocorrências de direção ilegal que colocaram em risco a segurança no trânsito nos municípios de Cacimbinhas e Maribondo. Todas resultaram na lavratura de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e na aplicação de autos de infração previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O primeiro flagrante ocorreu às 17h48, na AL-120, em Cacimbinhas. A guarnição Tático Rural 01 abordou um motociclista que trafegava de forma imprudente, usando calçado inadequado e sem reduzir a velocidade em trecho controlado. Ao ser questionado, ele admitiu não possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O condutor foi autuado conforme o Art. 309 do CTB e o veículo liberado para um motorista habilitado.
Já em Maribondo, três ocorrências foram registradas no período da noite. Às 22h17, o Tático Rural 02 flagrou um condutor de motocicleta sem retrovisores, realizando manobras perigosas e acompanhado de outros motociclistas que faziam barulho e “brincadeiras” na via. Ele também não possuía CNH e foi autuado.
Poucos minutos depois, às 22h30, o Tático Rural 01 abordou outro motociclista que circulava sem capacete e com calçado que não se firmava aos pés, próximo à praça central, onde havia grande fluxo de pessoas. Além de não ser habilitado, o condutor foi multado por três infrações.
A última ocorrência do dia, registrada às 22h32 pela guarnição RP03 com apoio do supervisor, envolveu um menor de idade conduzindo uma motocicleta. O proprietário admitiu ter autorizado a direção, o que configura crime previsto no Art. 310 do CTB. Tanto o dono quanto o menor foram orientados e liberados, com o veículo entregue a um condutor habilitado.
Segundo a PM, todas as ações seguiram os protocolos de segurança e visaram preservar a integridade de motoristas, pedestres e dos próprios condutores flagrados em situação irregular.