Trump anuncia tarifas adicionais de 25% sobre a Índia por comércio com a Rússia

Por: Rádio Sampaio com G1
 / Publicado em 06/08/2025

O presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca, em Washington, D.C., EUA — Foto: Reuters/Kent Nishimura

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (6) uma tarifa extra de 25% sobre produtos importados da Índia.

Segundo ele, a medida é uma retaliação ao país por continuar adquirindo petróleo da Rússia, o que, na visão do republicano, contribui para a continuidade da guerra na Ucrânia.

Com essa nova cobrança, a tarifa total sobre produtos indianos alcança 50% — igualando-se à do Brasil e tornando a Índia um dos países mais taxados por Trump. A medida também serve como um alerta ao governo brasileiro, que mantém relações comerciais com Moscou e pode enfrentar retaliações parecidas.

De acordo com o comunicado da Casa Branca, a medida tem base em uma ordem executiva de 2022, que proíbe importações e novos investimentos na Rússia, em resposta à ofensiva militar contra a Ucrânia. Entre os itens proibidos estão petróleo bruto, combustíveis e seus derivados.

"Recebi informações adicionais de diversas autoridades sobre, entre outras coisas, as ações do Governo da Federação da Rússia em relação à situação na Ucrânia. Após considerar essas informações, constato que a emergência nacional [...] continua vigente, e que as ações e políticas da Rússia ainda representam uma ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional e à política externa dos Estados Unidos", diz o documento.

A tarifa extra sobre a Índia será aplicada junto às taxas já vigentes, salvo exceções previstas em outras normas, e deve atingir principalmente produtos indianos que importem petróleo russo, direta ou indiretamente.

➡️ A importação indireta envolve compras feitas via intermediários ou por meio de países terceiros, desde que seja possível rastrear a origem russa dos produtos.

A nova tarifa entrará em vigor em 27 de agosto, exceto para os bens que já estão em trânsito — para esses, o prazo se estende até 17 de setembro.

Após o anúncio das tarifas pelos EUA, o governo da Índia expressou desapontamento e classificou a medida de Trump como "injusta, irracional e sem justificativa".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram