Carla Zambelli envia requerimento à Interpol

Por: Rádio Sampaio com Metrópoles
 / Publicado em 12/07/2025

A deputada federal Carla Zambelli (PL- SP) — Foto: ANDRE VIOLATTI/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

 

A deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP), que está na Itália desde que foi condenada à prisão pelo STF, enviou um requerimento oficial à Interpol para saber se é alvo de alerta internacional de captura.

No documento assinado por seu advogado, Fábio Pagnozzi, Zambelli solicita à Comissão de Controle dos Arquivos da Interpol acesso a informações sobre uma possível inclusão de seu nome em uma lista de procurados.

“Considerando as sérias alegações de perseguição política atualmente envolvendo a sra. Zambelli no Brasil, solicitamos formalmente acesso a qualquer informação ou documentação relacionada”, escreveu Pagnozzi.

A defesa da parlamentar argumenta que, segundo “reportagens nacionais e internacionais”, haveria uma solicitação da Polícia Federal para emissão de alerta, mas “nem a congressista nem seus advogados tiveram acesso aos documentos ou informações do processo”.

O requerimento cita ainda o Itamaraty como intermediário para pedidos de cooperação internacional. “Consultas já foram direcionadas ao Ministério das Relações Exteriores, no papel de intermediário para cooperação jurídica internacional e comunicações, mas nenhuma resposta oficial foi recebida até o momento”.

O nome de Zambelli não aparece na lista pública de procurados da Interpol, mas a organização pode manter registros sob sigilo. No formulário, a defesa informa que já questionou a chancelaria brasileira e não obteve resposta. O advogado destaca que o pedido é feito “no interesse da justiça e da garantia do contraditório”.

Zambelli foi condenada à pena de 10 anos de prisão em regime inicial fechado e à perda do mandato pelo STF por contratar um hacker para invadir o sistema de processos da Justiça brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram
Share via
Copy link
Powered by Social Snap