Imagem ilustrativa
30.386 mil alagoanos devem fazer as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) neste domingo (18), segundo o governo federal. Os exames serão aplicados em dois turnos, pela manhã e pela tarde (veja horários e dicas mais abaixo).
O chamado "Enem dos concursos" vai preencher 6.640 vagas de nível médio e superior em 21 órgãos do governo federal. A banca responsável pelo concurso é a Fundação Cesgranrio.
Inicialmente, cerca de 30,9 mil alagoanos estavam inscritos no CNU. Mas, depois que as provas foram adiadas por causa das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, esse número diminuiu porque 525 pessoas desistiram do certame.
Em Alagoas, as provas serão aplicadas em Maceió e em Arapiraca. No total, são 64 locais de aplicação. Os endereços já haviam sido divulgados antes do adiamento das provas, mas alguns deles sofreram alterações. O cartão de confirmação de inscrição mostra onde o candidato fará as provas.
O documento também tem informações como número definitivo da inscrição, horários das provas (manhã e tarde) e se a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, por exemplo.
Todos os candidatos precisam fazer as duas avaliações, de manhã e à tarde. Nos dois turnos, os participantes são obrigados a ficar pelo menos duas horas na sala de prova.
Quem quiser levar para casa a folha de respostas, para depois conferir com o gabarito as alternativas que acertou, precisa aguardar até os últimos 30 minutos, também em ambos os períodos.
Turno matutino
Neste turno, os candidatos a cargos de nível superior farão as provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco. Já os candidatos a cargos de nível médio farão as provas objetivas (15 questões) + redação.
Neste turno, os candidatos a cargos de nível superior farão as provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões). Já os candidatos a cargos de nível médio farão as provas objetivas (45 questões).
É obrigatório levar:
Se o candidato quiser levar o documento de identidade de forma digital, deverá acessar o aplicativo no momento da identificação que acontecerá na entrada da sua sala.
É recomendado:
A Fundação Cesgranrio fornecerá aos candidatos envelopes porta-objetos para a guarda de materiais, bem como do telefone celular, que deverá ficar desligado durante toda prova. E não se esqueça de desativar eventuais alarmes.