Lula deve conversar com presidentes da Colômbia e México na segunda (12)

Lula- Foto: Rafa Nedermayer/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve conversar mais uma vez, nesta segunda-feira (12), com os presidentes da Colômbia, Gustavo Petro, e do México, Andrés Manuel López Obrador, sobre o processo eleitoral na Venezuela. De acordo com auxiliares do Palácio do Planalto, a conferência está prevista para ocorrer à tarde.

Na reunião, Lula, Petro e Obrador deverão fazer uma nova avaliação na crise venezuelana e também discutir a possibilidade de conversas conjuntas tanto com o presidente Nicolás Maduro, declarado reeleito para um terceiro mandato de seis anos, quanto com o candidato da oposição, Edmundo González.

À CNN, fontes do governo brasileiro afirmam que as ligações só devem ocorrer se tanto Maduro quanto González toparem. Citam ainda uma dificuldade de conciliar a agenda dos presidentes, mas ponderam que o ideal é que as conversas com Maduro e González não demorem a acontecer.

Brasil, Colômbia e México têm se colocado como mediadores para buscar uma saída para o processo eleitoral venezuelano.

Em 1º de agosto, Lula, Petro e Obrador, após uma conferência, divulgaram uma nota conjunta pedindo que a Venezuela divulgue os dados desagregados da eleição após “controvérsias”.

“Acompanhamos com muita atenção o processo de escrutínio dos votos e fazemos um chamado às autoridades eleitorais da Venezuela para que avancem de forma expedita e divulguem publicamente os dados desagregados por mesa de votação”, diz o comunicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *