
Nível do rio Jacuípe, em AL, ultrapassa cota de alerta — Foto: Defesa Civil de Jacuípe
As chuvas que atingem Alagoas desde o último fim de semana provocaram elevação nos níveis dos rios e lagoas do estado. A Defesa Civil Estadual informou nesta quarta-feira (10) que pelo menos dois rios já atingiram a cota de atenção (veja lista mais abaixo).
Apesar do alerta, a Defesa Civil informou que ainda não há risco de transbordamento. Esse risco aumenta, entretanto, caso as chuvas se intensifiquem nos próximos dias.
"As chuvas devem diminuir, mas devem continuar. Devemos ter menor volume de chuvas, intercalado com períodos secos. Mas com o solo encharcado, a preocupação é redobrada porque já tivemos volumes consideráveis", explica o capitão Douglas Gomes, da Defesa Civil Estadual.
Outra preocupação é que em Correntes (PE), o Rio Mundaú está com o nível acima da cota de atenção.
"Essa água desce para Alagoas, por isso a preocupação. Não tem riscos, por enquanto, de transbordar, mas o alerta aumenta caso volte e chover. Estamos monitorando", afirma o capitão Douglas Gomes.
