
Deputados discutem qualidade da alimentação escolar durante audiência na Câmara - Foto: Assessoria
A Câmara dos Deputados realizou, na terça-feira (10), uma audiência pública para debater a qualidade da alimentação fornecida aos estudantes das escolas públicas no Brasil. A iniciativa foi do deputado Daniel Barbosa (PP-AL). “Nossa discussão é para que os alunos e alunas da rede pública de educação tenham acesso a uma merenda de qualidade e que seja verdadeiramente nutritiva, pois sabemos que isso impacta positivamente o rendimento em sala de aula e, consequentemente, seu desenvolvimento físico e intelectual”, disse o parlamentar, responsável pelo requerimento.
O deputado Daniel Barbosa ainda citou pesquisa realizada pelo Observatório da Alimentação Escolar, que aponta alguns problemas na condução do programa, dentre os quais estão: infraestrutura e cozinhas escolares inadequadas (36%); número insuficiente de nutricionistas (35%); baixa participação da sociedade civil nos conselhos da alimentação escolar (33%); número insuficiente de cozinheiras (31%) e baixo investimento financeiro por parte do estado/município (30%).
Também participaram da solenidade a coordenadora-geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Karine Silva; a coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Kelly Poliany Alves; o vice-presidente de relações parlamentares do Conselho Nacional das Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - e reitor do Instituto Federal de Alagoas -, Carlos Guedes; a assessora técnica do Conselho Federal de Nutrição (CFN), Ana Flávia Rezende; o coordenador do Cecane, Rogério Robs, dentre outros especialistas e políticos.
