
Foto: Getty Images/iStockphoto
Nesta quarta-feira (8), o Instituto Nacional de Pesquisa (Nask) da Polônia disse que as redes do governo foram atacadas por hackers russos do grupo conhecido como APT28, que integra a agência de inteligência militar da Rússia, a GRU. Um software malicioso teria sido utilizado para atingir instituições governamentais.
“Indicadores técnicos e semelhanças com ataques anteriores permitiram a identificação do grupo APT28. Este grupo está associado à Direção Principal de Inteligência do Estado-Maior General das Forças Armadas da Federação Russa (GRU)”, informou o Nask em um comunicado.
Em uma entrevista ao jornal ucraniano Economic Truth, o ministro dos Assuntos Digitais da Polônia, Krzysztof Gawkowski, disse que seu país identifica ataques cibernéticos russos com frequência. Os alvos incluem o abastecimento de água e o serviço de saúde do país.
A embaixada russa em Varsóvia não respondeu a um pedido de comentário. Moscou não se pronunciou sobre o caso.
Na última semana, a Alemanha e seus aliados acusaram o APT28 de conduzir uma campanha de ciberespionagem contra empresas alemãs de defesa e aeroespaciais e contra o partido social-democrata alemão. A Rússia negou e disse que Berlim usa “mitos infundados” para aumentar as tensões.
