Rússia vai às urnas

Por: Rádio Sampaio com O Globo
 / Publicado em 15/03/2024

Presidente da Comissão Eleitoral Central, Ella Pamfilova, concede entrevista coletiva na véspera do início da votação na Rússia — Foto: Stringer / AFP

Os russos começam nesta sexta-feira (15) a votar em uma eleição presidencial cujo resultado parece definido antes mesmo do fechamento das urnas. Sem concorrentes viáveis ou que ameacem seu favoritismo, Vladimir Putin, deve garantir ainda no primeiro turno mais um mandato, e permanecer no cargo até 2030, pelo menos.

A votação começou, de maneira antecipada, em algumas áreas isoladas e em territórios ocupados na Ucrânia, e segue até o domingo (17).

A confiança em uma nova vitória — que seria a quinta desde 2000 — foi tanta que o presidente sequer fez campanha ou participou de debates.

Além de Putin apenas três candidatos foram autorizados a participar das eleições: Nikolai Kharitonov, do Partido Comunista, Leonid Slutsky, “sucessor” de Jirinovski no comando do Partido Liberal Democrata da Rússia, e Vladislav Davankov, do Novo Povo e vice-presidente da Duma, a Câmara Baixa do Parlamento.

Em comum, todos apoiaram, em diferentes níveis, a guerra na Ucrânia, e votam de forma consistente com o governo e com o partido Rússia Unida, principal da base do presidente — Putin não é afiliado a nenhuma sigla, e oficialmente concorre como independente.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram