
Imagem: ilustração/pixabay
A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou no sábado (27) a quarta morte por dengue no estado. Desde o dia primeiro de janeiro, foram registradas mais de 10.728 infecções pela doença. De acordo com a pasta, todas as mortes foram registradas no interior. Os óbitos ocorreram em Bebedouro, Jacareí e Pindamonhangaba.
O número de casos em janeiro deste ano já é o dobro do registrado no mesmo período de 2023, quando 3.299 infecções foram identificadas. Durante todo o ano passado, foram confirmados 320.541 casos e 287 óbitos no estado.
Autoridades preveem um patamar recorde de casos em 2024, possivelmente muito superior à máxima histórica. As estimativas divulgadas em dezembro pelo Ministério da Saúde em parceria com o grupo InfoDengue, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), são de entre 1,7 milhão e 5 milhões de diagnósticos, com projeção média de 3 milhões.
O Ministério da Saúde recebeu 750 mil doses da vacina contra a doença para oferecer pelo SUS no sábado (20). Serão priorizadas regiões com alta transmissão e a faixa etária com maior número de hospitalizações, entre 10 e 14 anos.
