CPI é instalada no Senado e Omar Aziz é eleito presidente; confira os senadores integrantes

Por: Rádio Sampaio com Metrópoles
 / Publicado em 13/12/2023

Foto: Assessoria

Os senadores se reuniram, nesta quarta-feira (13), para instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem. A CPI foi criada para investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da petroquímica no afundamento do solo em Maceió pela exploração de sal-gema. O colegiado terá como presidente o senador Omar Aziz (PSD-AM) e vice-presidente, Jorge Kajuru (PSB-GO). A escolha do relator ficou para um segundo momento, por falta de consenso ao nome do senador Renan Calheiros (MDB).

Como o mais antigo indicado para a comissão, coube ao senador Otto Alencar (PSD-BA) abrir os trabalhos, invocando 'a proteção de Deus como nunca' (palavras dele), e explicar qual será o caminho a ser traçado a partir de agora, apurando as circunstâncias daquele que é considerado o maior crime socioambiental em área urbana do mundo.

Ele anunciou que, em uma reunião a portas fechadas antes da instalação oficial da CPI da Braskem, ficou definida, por unanimidade, a escolha dos senadores Omar e Kajuru para a presidência.

No entanto, a escolha do relator foi motivo de um intenso debate no início da sessão. Representante do Podemos, o senador Rodrigo Cunha (AL) cobrou o compromisso da presidência da CPI em não escolher um representante de Alagoas como relator. Ele se disse contrário à indicação do colega de bancada para a função, como está sendo cogitada.

“Temos que buscar a efetividade e a isenção na condução dos trabalhos aqui para que o resultado que se espera seja alcançado sem quaisquer questionamentos”, destacou. Cunha citou que Renan foi presidente da Salgema e é pai do senador Renan Filho (MDB), que governou Alagoas por dois mandatos, sendo estes alguns fatores que poderiam colocar em xeque os trabalhos da comissão.

Quando pediu a palavra, Renan Calheiros - que foi o autor do requerimento para instalação da CPI da Braskem no Senado - classificou o momento como um dos mais importantes de sua vida política. Ele é senador no quarto mandato consecutivo. E reafirmou a importância da investigação do 'maior crime ambiental urbano do mundo'.

De acordo com ele, após a desestatização da Salgema, com o controle da petroquímica pela Odebrecht, ocorreram aumentos extraordinários de resinas no mercado internacional, capitalizando a exploração mineral.

"A legislação estabelecia que foram abertas até 10 minas em uma área despovoada, mas a mineradora cavou 35 minas em uma região urbana. As pilastras ruíram. Estou satisfeito e feliz pela indicação do presidente Omar Aziz e vice-presidente Jorge Kajuru. Aqui, não vou postular nada, mas não posso permitir que limitem o meu mandato", afirmou Renan.

Eleito por aclamação e com a CPI devidamente instalada sob seu comando, Aziz afirmou que ali ninguém iria ensiná-lo a trabalhar, ao responder à cobrança feita pelo senador Rodrigo Cunha. O presidente da CPI tem a prerrogativa de escolher o relator, com a anuência dos demais membros do colegiado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram
Share via
Copy link