Governo de Alagoas trabalha reestruturação da Casal e descarta privatização

Por: Claudio Barbosa- Rádio Sampaio
 / Publicado em 04/11/2023

Imagem: ilustração | Foto: Ascom/Casal

Desde 2022 que o faturamento da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) ficou restrito, basicamente, à venda de água tratada para três concessionárias que assumiram os blocos regionais, além da operação de outros 17 municípios do Estado. De acordo com os números divulgados, referentes ao ano passado, a empresa teve prejuízo de R$ 70 milhões. Em 2021, o resultado negativo havia sido de R$ 10,9 milhões.

Diante desses resultados negativos, o governo de Alagoas está trabalhando num programa de reestruturação da Casal. Junto com o BNDES, o objetivo é zerar os prejuízos. A privatização, segundo a secretária de Fazenda de Alagoas, Renata dos Santos, está descartada, em função da segurança hídrica.

Em recente entrevista ao Valor Econômico, a secretária Renata Santos confirmou a busca por um “sócio privado” para a Casal, que poderia adotar modelo societário similar ao da Algás.  Atualmente, a estatal alagoana de saneamento é controlada só pelo governo do Estado.

“Privatizar ou dar controle da empresa ao privado é inviável, porque estamos em um Estado que não tem segurança hídrica. A venda total está descartada. O que vamos estudar, pode ser que ocorra e ou não, é a possibilidade de o Estado continuar como dono majoritário, mas com sócios privados”, disse Renata ao Valor Econômico.

De acordo com a secretária, o modelo que seria seguido o mesmo da companhia estadual de gás, a Algás, na qual o Estado é majoritário (58,12%) e tem sócios privados.

A Casal é, também, alvo frequente de reclamações da população em vários municípios. As mais frequentes reclamações são relacionadas a falta de água e vazamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram
Share via
Copy link