Gilmar Mendes critica debate por mandato de ministro do STF

Por: Rádio Sampaio com Jovem Pan
 / Publicado em 03/10/2023

Foto: Ilustração

Após o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), propor o início de um debate para criação de mandato para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o decano da Corte, ministro Gilmar Mendes, fez críticas à iniciativa dos parlamentares.

Recentemente, a ideia foi encampada também pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, principal cotado para a vaga da ministra Rosa Weber.

“Agora, ressuscitaram a ideia de mandatos para o Supremo. Pelo que se fala, a proposta se fará acompanhar do loteamento das vagas, em proveito de certos órgãos. É comovente ver o esforço retórico feito para justificar a empreitada: sonham com as Cortes Constitucionais da Europa (contexto parlamentarista), entretanto o mais provável é que acordem com mais uma agência reguladora desvirtuada. Talvez seja esse o objetivo”, pontuou o ministro.

Hoje o cargo é vitalício, e os ministros do STF se aposentam aos 75 anos, idade máxima constitucional para um servidor ocupar cargos na Administração Pública. Além disso, Gilmar afirmou que a proposição do debate “após uma tentativa de golpe de estado” é “inoportuna”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram
Share via
Copy link