AO VIVO

Cineastas argentinos protestam contra Milei no Festival de San Sebastián

Rádio Sampaio com Jovem Pan
Publicado 25/09/2023
Foto: EFE/Juan Herrero

Representantes das 25 produções argentinas presentes no festival de cinema de San Sebastián protestaram neste domingo (24) contra o candidato de extrema-direita nas eleições presidenciais Javier Milei.

O ator Leonardo Sbaraglia e o diretor Santiago Mitre, agasalhados pelo diretor do festival desta cidade do norte da Espanha, José Luis Rebordinos, posaram na escadaria do palácio Kursaal, a sede principal do evento, atrás de uma bandeira argentina com o lema “Cinema argentino unido”.

Em um manifesto divulgado ao mesmo tempo, os cineastas expressaram sua “profunda preocupação pelas palavras do candidato presidencial de um partido de extrema-direita que ameaça fechar o Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais”, o INCAA.

Ramiro Marra, candidato a chefe de governo da cidade de Buenos Aires por La Libertad Avanza, a legenda de Milei, escreveu recentemente “vamos fechar o INCAA”, em seu perfil no X (antigo Twitter). Em uma mensagem nessa mesma rede social, o Festival de San Sebastián quis mostrar seu “apoio ao cinema argentino, ao INCAA e ao restante das instituições culturais do país”.

O cinema argentino tem presença de destaque na 71ª edição do festival, com dois filmes competindo na Mostra Oficial: “La Práctica”, de Martín Rejtman, e “Puan”, de María Alché e Benjamín Naishat, além de contribuir com praticamente metade das produções da mostra Horizontes Latinos, dedicada ao cinema latino-americano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua José e Maria Passos, nº 25 - Centro - Palmeira dos Índios - AL.
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
COMERCIAL:
(82) 99621-8806
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram