
J H C - Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió
A eleição municipal promete ser agitada em Maceió, principalmente pelos seus desdobramentos políticos para o pleito estadual de 2026. Atual prefeito da capital, JHC é candidato à reeleição e, também, se projeta para concorrer à sucessão de Paulo Dantas no comando do Estado. E, conforme os bastidores, já existe uma disputa interna para saber quem será o vice na chapa.
De acordo com as informações que circulam com frequência no mundo político, o vice preferido de JHC é o senador Rodrigo Cunha (Podemos). Neste caso, sendo reeleito e tendo Cunha na chapa, quem assume o Senado é a suplente Dona Eudócia Caldas, mãe de JHC, o que o fortalece politicamente para concorrer ao governo ou mesmo ao Senado em 2026. Entretanto, o deputado federal Arthur Lira (PP) teria solicitado ao prefeito JHC que Jó Pereira (atual secretária de educação da capital) seja indicada como vice na chapa. Além disso, gostaria que JHC deixasse o PL, se filiando ao PP.
No caso de Rodrigo Cunha, o senador tem deixado evidenciado que está focado em sua reeleição para o Senado. No caso de Jó Pereira, também existem outros concorrentes, a exemplo do presidente da Câmara Municipal de Maceió, Galba Netto e o secretário de Relações Institucionais, Davi Davino Filho.
