
Campo Alegre sofreu a maior redução populacional- Foto: Reprodução/Facebook/Prefeitura de Campo Alegre
Recentemente o Portal Rádio Sampaio comentou sobre as mudanças que podem ocorrer na Assembleia Legislativa, com a diminuição de três cadeiras e, também, na Câmara Federal, onde Alagoas pode perder uma vaga. Os números do último Censo do IBGE, confirmando o baixo crescimento populacional, afetou diretamente a economia e a política estadual, uma vez que três cidades alagoanas também deverão sofrer redução no número de vereadores.
Anadia, Campo Alegre e Ibateguara, são as cidades que poderão perder representantes no Legislativo Municipal até as eleições de 2026. Conforme o advogado e especialista em direito eleitoral, Adeilson Bezerra, apenas 33 cidades alagoanas apresentaram crescimento populacional, as demais sofreram reduções. Essa queda populacional também causa queda na arrecadação dos municípios, principalmente no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Campo Alegre é a cidade com maior redução do número de habitantes em Alagoas. A que foi de 37,2%, caindo de 51.121 habitantes para 32.106 em 2022. Com isso, a cidade poderá perder dois vereadores.
Ibateguara também pode perder dois vereadores, porque caiu de 15.149 habitantes para 13.731 habitantes, conforme o último Censo. Podendo perder dois vereadores também.
Por fim, Anadia que tinha 17.318 habitantes, sofreu uma diminuição para 13.811. Com isso deve perder também dois vereadores.
