Até às 16h de hoje (19), 62% dos eleitores já haviam votado no segundo turno da eleição para presidente da Argentina. No primeiro turno, até o mesmo horário, apenas 59% tinham votado. Ao todo, de acordo com o Observatório Político Eleitoral argentino, mais de 35 milhões de pessoas estão aptas a votar.
Estão na disputa pela presidência os candidatos Sergio Massa (Unión por la Patria) e Javier Milei (La Libertad Avanza), com projetos diferentes para a Argentina.
Massa é o ministro da Economia do país e ocupa o cargo desde setembro de 2021. Naquele ano, a inflação fechou em 50,9% e só aumentou, fechando em 94,8% em 2022. Neste ano, ela já atinge 142,7%. Segundo a CNN Brasil, o candidato diz que resolverá esse problema olhando para os direitos sociais, especialmente da população mais pobre.
O libertário Javier Milei, por sua vez, foi deputado federal em seu primeiro mandato, mas se coloca contra a classe dos políticos. Entre suas propostas estão o fechamento do Banco Central argentino e o dólar como moeda corrente no país. Ele crê que o mercado deve regular-se a si mesmo.