5,3 mil candidatos de Alagoas se inscrevem no Enem 2021 após nova oportunidade

5,3 mil candidatos de Alagoas se inscrevem no Enem 2021 após nova oportunidade

5.318 candidatos isentos de pagar a taxa de inscrição que não compareceram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 conseguiram se inscrever para a edição 2021. Um novo prazo foi aberto para esse público por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (27).

As inscrições dos isentos faltosos foram realizadas entre os dias 14 e 26 de setembro deste ano. Em todo o país, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 280.145 isentos que não fizeram o exame no ano passado se inscreveram na edição deste ano.

As provas deste grupo serão aplicadas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, juntamente com a edição do Enem para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).

Ainda segundo o Inep, a decisão de definir novas datas de aplicação das provas para os isentos ausentes na edição 2020 foi tomada para garantir o direito dos participantes de utilizarem o resultado do exame para acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programas do Ministério da Educação (MEC).

Para os 69.198 candidatos que se inscreveram no período regular, a aplicação das provas será mantida nos dias 21 e 28 de novembro de 2021.

Os candidatos que querem ser reconhecidos conforme sua identidade de gênero, podem solicitar o tratamento por nome social até as 23h59 desta segunda-feira (27).


Deixe uma resposta