IBGE cancela processo seletivo para Censo 2022

IBGE cancela processo seletivo para Censo 2022

O processo seletivo para o Censo 2022, um dos principais estudos sobre o aumento da população brasileira realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foi cancelado mais uma vez.

Durante o comunicado, o IBGE prometeu devolver as taxas de inscrição que haviam sido efetuadas. “O IBGE informa que o contrato com o Cebraspe como empresa organizadora do processo seletivo simplificado (PSS) do Censo Demográfico 2022, que termina hoje (18.10.2021), não será prorrogado”, afirma um trecho do aviso.

O cancelamento ocorre em um momento de instabilidade vivenciado pelo órgão, que tem encontrado dificuldades para assegurar os recursos necessários que garantam a realização do Censo Demográfico, que havia sido adiado outras duas vezes devido à pandemia do novo coronavírus no Brasil.

Em maio deste ano, o STF (Supremo Tribunal Federal) se posicionou a respeito dos adiamentos. Em decisão unânime, foi decretado que o governo federal teria a obrigação de realizar o Censo. Com base na decisão do Supremo, a instituição de pesquisas vem alertando o governo a respeito das necessidades de recomposição do orçamento.

A proposta orçamentária apresentada pelo órgão ao governo federal em junho deste ano chegou a R$ 2,293 bilhões para que os levantamentos fossem executados. O governo destinou ao Censo no PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual) 2022 aproximadamente R$ 293 milhões a menos que o valor apresentado.

Leia na íntegra a nota do órgão:

O IBGE informa que o contrato com o Cebraspe como empresa organizadora do processo seletivo simplificado (PSS) do Censo Demográfico 2022, que termina hoje (18.10.2021), não será prorrogado.

Desse modo, o PSS para as funções de recenseador, agente censitário municipal e agente censitário supervisor, que estava suspenso, passará à condição de cancelado.

Conforme previsto no edital, em casos como esse, de cancelamento, o IBGE publicará nos seus canais oficiais os procedimentos para a devolução das taxas de inscrição já efetuadas.

O Instituto já está adotando as providências para nova seleção de empresa organizadora do processo seletivo para o Censo 2022.


Deixe uma resposta