[Vídeo] 13 universitários ficam feridos após avião ucraniano sem piloto atingir complexo industrial russo

Por: Pedro Ivon com O Globo
 / Publicado em 03/04/2024

Na última terça-feira (2), 13 universitários ficaram feridos após um avião sem piloto atingir um complexo industrial localizado na região de Yelabuga, na república russa do Tartaristão. O alvo da aeronave modificada para uso militar era uma unidade de produção de drones usados pela Rússia nas ações em território ucraniano. O setor de defesa da Ucrânia declarou que o ato foi uma ação do GUR, o serviço de inteligência militar do país.

Ataques com drones ucranianos contra uma refinaria de petróleo em Nizhnekamsk, ainda no Tartaristão, também foram registrados. Contudo, eles foram interceptados antes de atingirem o alvo.

“Esta manhã, empresas da república em Yelabuga e Nizhnekamsk foram atacadas por veículos aéreos não tripulados. Não há danos graves, o processo tecnológico das empresas não é perturbado. Em Yelabuga, infelizmente, há vítimas em consequência da destruição das instalações. Eles recebem toda a ajuda necessária”, informou o governador da região, Rustam Minnikhanov, através do Telegram.

A menos de 300 metros da unidade de produção alvo do ataque, há a Universidade Politécnica de Yelabuga.

O secretário de Imprensa do Kremlin, Dmitry Peskov, classificou as ações ucranianas como “atividade terrorista”. “Nós e os nossos militares, em primeiro lugar, estamos trabalhando para minimizar esta ameaça e, posteriormente, eliminá-la completamente”, declarou.

Os alvos visados por Kiev foram os mais distantes das fronteiras ucranianas.

Ataques não são novidade

Kiev regularmente realiza ataques com drones ou sabota fábricas, ferrovias ou refinarias russas. Neste último caso, o objetivo é afetar a produção de combustível e as exportações, que são uma fonte de renda essencial para Moscou.

Deixe uma resposta

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram