PRF prende homem por crime ambiental na BR-101

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) prenderam, na noite dessa segunda-feira (15), um motorista por crime ambiental. Ele foi abordado em frente a Unidade Operacional de Polícia (UOP) da PRF, em São Miguel dos Campos/AL, e transportava no veículo três pássaros silvestres.

Passava das 18 h, quando os agentes federais fiscalizavam a BR-101, em frente a UOP de São Miguel dos Campos, e abordaram um VW/Polo, de cor branca.  Eles perceberam que no banco de trás do veículo havia duas gaiolas com pássaros presos. Eram três pássaros da espécie Papa-capim, mantidos em cativeiro sem anilha ou qualquer tipo de autorização para o transporte.

Questionado pelos PRFs, o motorista de 35 anos afirmou que apanhou os animais na cidade de Conceição do Jacuípe/BA e os levaria para Cabo de Santo Agostinho/PE. Segundo ele, não havia interesse comercial na captura e os pássaros seriam criados por ele mesmo.

De acordo com a lei ambiental nº 9.605/29, é proibido matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização. Em decorrência, o motorista e as aves foram encaminhados para a Polícia Civil (PC) de São Miguel dos Campos onde medidas cabíveis foram tomadas.


Deixe uma resposta