
Jean Paul Patres | Foto: Alessandro Dantas
Nesta quarta-feira (9), foi aprovado um requerimento do Senador Renan Calheiros (MDB), que requer a presença do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, na Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC), para esclarecer as providências da instituição sobre os danos causados pela Braskem em bairros de Maceió. Prates deve ser ouvido na próxima terça-feira (15).
Segundo o requerimento, a Petrobras é detentora de 36% do capital da Braskem, que hoje é controlada pela Novonor, antiga Odebrecht.
“Nesse sentido, por se tratar de empresa participante do mercado de capitais e contar com participação acionária da Petrobrás, a real apuração dos danos e a evidenciação dos consequentes passivos é condição absolutamente necessária e anterior a qualquer negociação das indenizações”, diz o documento.
Calheiros disse que chegou a falar com Prates, para que a estatal evitasse que a Odebrecht fizesse “loucuras”, mas percebeu uma omissão de sua parte. “Jean Paul passou para mim a ideia de que estava cruzando os braços, fugindo do problema. A partir de agora, vamos falar publicamente em debates no Senado”, disse Renan.
