
Padre Cícero | Imagem: domínio público
O Projeto de Lei (PL) n° 10/2020, que concede ao Padre Cícero Romão Batista o título de Herói da Pátria, pode ser votado a partir das 10h de amanhã (8), pela Comissão de Educação e Cultura (CE). O PL foi apresentado pelo Deputado José Guimarães (PT) e tem como relator o Senador Cid Gomes (PDT), que recomenda a aprovação do texto. O projeto foi aprovado em maio deste ano.
O senador diz, em seu relatório, que Pe. Cícero é considerado um “santo popular” por muitos fiéis católicos e que, em vida, conquistou a simpatia e a confiança da população.
Além do referido PL, outros sete projetos devem ser votados, envolvendo empreendedorismo do campo e os critérios de aferição dos valores aplicados em manutenção e desenvolvimento do ensino.
Sobre o Padre Cícero
Padre Cícero Romão nasceu em Crato (CE). Foi nesse estado que ele exerceu seu sacerdócio e, após ser suspenso pela Igreja, sua vida política. O sacerdote morreu em 20 de julho de 1934, aos 90 anos de idade, ainda sem reconciliação com a Igreja Católica.
Em 2015, Pe. Cícero voltou à reconciliação, através de um perdão oficial do Vaticano. Em 2022, teve início o seu processo de beatificação.
O corpo do padre se encontra na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Juazeiro do Norte (CE).
