PF e Receita Federal deflagram operação contra esquema de lavagem de dinheiro envolvendo hortifrutis

Por: Pedro Ivon com CNN Brasil
 / Publicado em 11/06/2024

Polícia Federal | Foto: Polícia Federal

Nesta terça-feira (11), a Polícia Federal (PF) e a Receita Federal deram início à operação Xepa, contra um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo empresas distribuidoras de produtos hortifrutigranjeiros. Os agentes devem cumprir 10 mandados de busca e apreensão no sul da Bahia.

Um grupo de empresários formado por pelo menos três empresas de distribuição, utilizadas para ocultação dos bens, foi identificado pela investigação. A PF informou que as empresas eram formadas por “laranjas”, parentes dos reais beneficiários e sem poderes de gestão nas entidades.

Segundo a Receita, há diversos fluxos bancários entre as empresas do grupo e entre estas e as pessoas físicas. Em contrapartida, nas duas organizações patrimoniais do grupo, as empresas formadas pelos filhos dos beneficiários efetivos não faziam qualquer ação operacional, mas apenas acumulavam patrimônio expressivo através de compras de imóveis feitas com dinheiro estranho às entidades ou pagamentos direto das próprias empresas do braço operacional.

Foi verificado um prejuízo de R$ 100 milhões aos cofres públicos. Levando em consideração as operações mais recentes e abrangendo outras empresas do grupo, o valor pode ser bem maior.

Em decorrência disso, foi lavrado uma Representação Fiscal para Fins Penais com a sonegação de R$ 10 milhões.

Deixe uma resposta

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram