Mais de 10 mil alagoanos ainda não sacaram o abono salarial do PIS/Pasep

Em Alagoas, cerca de 96,78% dos trabalhadores que têm direito ao Abono Salarial do PIS/Pasep, ano-base 2016, já fizeram o saque do benefício em uma agência bancária da Caixa Econômica Federal (CEF). Apesar do alto índice, um total de 10.314 alagoanos ainda não sacou o benefício, o que equivale a mais de R$ 7,5 milhões. O prazo final para a posse do benefício é até 28 de dezembro.

Inicialmente, o prazo limite para o saque era até 29 de junho, mas foi prorrogado após resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).

Ainda restam R$ 1,36 bilhão do Abono Salarial disponível para 1,85 milhão de trabalhadores brasileiros, números que corresponde a 7,56% da população que tem direito ao recurso.

Em âmbito nacional, o Nordeste é a região que mais fez saques do benefício, com 94,27% de posse do total concedido; em seguida, vem a região Sul, com 92,56%; o Sudeste, com 92,42%; o Norte, 91% e, por último, o Centro-oeste, com 88,24% do total.

Alagoas ultrapassou, inclusive, a média de saques do Nordeste, região que mais se destaca no número de pessoas em posse do benefício.

Quem tem direito

Para ter direito ao benefício, é necessário ter trabalhado formalmente pelo menos um mês em 2016, com remuneração média de até dois salários mínimos por mês. Além disso, o trabalhador tinha de estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).


Deixe uma resposta