Hospital usa embalagem de bolo como máscara de oxigênio improvisada para bebê, no RN

Por: Pedro Ivon com CNN e G1
 / Publicado em 13/06/2024

Foto: reprodução

Recentemente, foi divulgado um caso bastante atípico envolvendo um bebê de três meses com dificuldade respiratória. A criança estava com suspeita de bronquiolite e deu entrada no hospital municipal de Santa Cruz (RN), no último sábado (8). No local, o menino utilizou uma máscara de oxigênio improvisada, feita com embalagem descartável de bolo. A técnica melhorou a situação de saúde do paciente.

Em nota, o hospital informou que o bebê apresentava um quadro de desconforto respiratório grave, congestão nasal, febre, rinorreia, vômitos e diarreia. O menino foi medicado e a equipe solicitou uma vaga de internamento em alguma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, mas como a transferência não ocorreu de imediato, foi preciso manter a criança no hospital, que não tinha um equipamento apropriado. Assim, os profissionais locais improvisaram.

“São alguns improvisos que a gente precisa fazer. Realmente ajudou bastante o rapazinho a voltar a respirar bem, a ter uma boa penetração de oxigênio no pulmão. Foi fundamental para ajudar na recuperação dele”, disse o médico Francisco Júnior, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Na última segunda-feira (10), o bebê foi transferido para a UTI do Hospital Infantil Varela Santiago, em Natal.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte disse não dispor de dados sobre o caso.

Deixe uma resposta

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram