Foi divulgado recentemente que um homem de 40 anos foi preso em flagrante ao tentar vender um violino furtado para seu próprio dono, na região central de São Paulo. O instrumento, que tem mais de 100 anos e é avaliado em R$ 20 mil, foi subtraído em 2023, quando o seu dono, um músico de Itapetininga (SP), apresentou-se em um clube da zona norte da capital paulista.
Depois de ter o violino furtado, o músico começou a acompanhar sites de vendas, vindo a encontrar o instrumento em um deles. Assim, ele fez contato com o vendedor e marcou um encontro na Estação da Luz, na Alameda Cleveland, em São Paulo. A vítima também acionou a Polícia Civil, que enviou agentes até o local. O suspeito foi encontrado com o objeto.
Quando foi perguntado sobre o violino, o indivíduo disse que o tinha comprado na Cracolândia e não sabia do furto. Ele foi conduzido à delegacia e autuado por receptação.
O suspeito chegou a informar um nome falso aos policiais. Quando isto foi descoberto, verificou-se que ele era procurado pela Justiça e permaneceu preso. O caso foi registrado como receptação, falsificação ideológica e captura de procurado no 13° Distrito Policial.