
Assessoria FETAG
No dia 10 de dezembro a FETAG/AL completou 60 nos de existência, de luta e de mobilização sindical em defesa dos direitos dos trabalhadores rurais agricultores familiares no estado de Alagoas. Mas a grande festa comemorativa será realizada quarta-feira, dia 20, na cidade de Arapiraca, no Agreste do estado.
O evento será realizado na casa de festas Casablanca, a partir das 10h, com várias homenagens a ex-diretores e ex-diretoras- que estiveram presentes desde a fundação da entidade, além de convidados e convidadas especiais, autoridades governamentais, parlamentares estaduais e federais e representantes de ministérios em Alagoas.
A festa contará com diversas atrações entre elas a “Banda Forrozão das Antigas”, Marujinho Vip, Vitória Gouveia, Rosy Lima e DJ Frank Invader.
Neste ano de comemoração, a FETAG/AL participou de forma destacada no 4º Festival Nacional da Juventude Rural e na 7ª Marcha das Margaridas que aconteceram em Brasília (DF). Graças a articulação política da diretoria com o governo do estado através da Seagri, esta parceria garantiu a presença de 190 jovens rurais (no festival nacional de juventude) e quase 1.000 mulheres na Marcha das Margaridas.
Um pouco da nossa história
A luta da FETAG/AL começou em 1963, com a mobilização de 12 sindicatos de trabalhadores rurais representando cerca de 50 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais de Alagoas que criaram e registraram a Federação dos Trabalhadores Rurais (FETRAL). O seu reconhecimento oficial junto ao Ministério do Trabalho como entidade sindical ocorreu em 19 de março de 1964.

Assessoria FETAG
Em 26 de fevereiro de 1971 passou a se chamar Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (FETAG/AL). Seu primeiro presidente foi Manoel Salustiano Lopes, trabalhador rural do município de São José da Lage/AL, que também foi um dos fundadores da federação.
Ao longo dos anos a federação vem avançando as conquistas e os direitos trabalhistas e previdenciários dos assalariados e assalariadas rurais alagoanos, tornando-se referência nas principais lutas do povo alagoano. Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTR) conquistou a igualdade de direitos para rurais e urbanos, além da inclusão dos rurais no regime geral da previdência.

Assessoria FETAG
Destaque-se, em especial, os Grito da Terra Alagoas de 2003 e 2007, que mobilizou mais de 10 mil pessoas por todo o estado, trazendo aproximadamente 5 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais a Maceió, a frente da sede do Governo Estadual, na praça dos martírios, reivindicar a implementação de políticas mínimas, necessárias ao desenvolvimento da categoria dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Assessoria Fetag
No ano de 2020 a pandemia mundial de Covid-19 fez com que a FETAG/AL paralisasse suas atividades presenciais adotando o trabalho remoto (home Office) em suas dependências e, também, nos seus sindicatos filiados, somente retomando os trabalhos presenciais de formação e articulação sindical em 2021 com o avanço da vacinação da população em Alagoas.
Em 2021 foram retomadas a realização das edições da Feira da Agricultura familiar a partir de setembro, e realizado, ainda de forma híbrida (presencial e on-line) o 6º Congresso Estadual do Movimento Sindical Rural de Alagoas, com a reeleição de Givaldo Teles para a presidência da entidade para um mandato de 04 anos (2022-2026).
FETAG/AL: 60 ANOS EM DEFESA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM ALAGOAS!!
Serviço:
Festa dos 60 ANOS da FETAG/AL
Onde? Casablanca Festas e Eventos (Rod. Dr. Geraldo Cavalcante Cajueiro,
Km 100 – Canafistula - Arapiraca – AL)
- Quando? Dia 20/12/2.
- Horário: 10h.
Galeria de Fotos

Assessoria Fetag

Assessoria Fetag

Assessoria FETAG
