Vereador Pedrinho Gaia, Professor Adelson Lopes, ex-vereadora Martha Gaia. (Foto: Assessoria/Câmara)
Portal Rádio Sampaio
A pedido do vereador Pedrinho Gaia (MDB), a Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios, concedeu nesta quarta-feira (18), o Título de Cidadão Honorário do município ao professor e antropólogo, José Adelson Lopes Peixoto. A sessão solene contou com a presença de autoridades e diversos estudiosos, além de um grande número de alunos e e VC alunos do homenageado.
Dono de vastos textos e estudos, Adelson escreveu diversos artigos sobre as etnias do estado de Alagoas. O trabalho desenvolvido por Adelson Lopes, ficará para a posteridade.
Natural de Lagoa do Ouro no vizinho estado de Pernambuco, Doutorando em Ciências da Religião, mestre em Antropologia e mestre em Ciências da Educação, Especialista em Programação do Ensino de História, coordenador pedagógico do ensino médio do Colégio Cristo Redentor e professor da UNEAL Adelson é um dos mais importantes e reconhecidos intelectuais na área indígena de Alagoas e do Brasil da atualidade. Assim, como também, um defensor das causas envolvendo índios.
Emocionado, o vereador Pedrinho Gaia, que é ex-aluno do homenageado, lembrou da importância da valorização dos professores. “O que supera seus títulos são seus méritos. Reconhecer o professor Adelson é reconhecer o que Palmeira tem de melhor”, disse o vereador Pedrinho Gaia.
Em sua fala, Prof. Adelson agradeceu a presença de todos, e relembrou um pouco de sua história na cidade. Adelson contou com a precensa de sua esposa, também professora Geilza e de seus dois filhos.