Os campeonatos estaduais chegaram ao fim! Embora não tenham mais o mesmo peso de anos atrás, o Paulista, o Carioca, o Mineiro, o Gaúcho e todos os outros ainda valem muito pela rivalidade. Além disso, os times já garantem um título na temporada. Neste domingo (21), estão festejando os torcedores de Corinthians, Flamengo, Bahia, Athletico, Sport e outros mais pelo Brasil. O Cruzeiro comemorou no sábado, e o Grêmio, na quarta-feira passada. Confira abaixo como foi cada uma das conquistas dos estaduais 2019:
Quanto vale um bom goleiro? João Carlos estava no CRB no ano passado, chamou atenção e se transferiu para o rival. No CSA, ele fez a diferença na grande decisão deste domingo. O Azulão perdeu para o CRB por 1 a 0 no tempo normal, gol de Hugo Sanches, e chegou a vez do goleiro brilhar nas penalidades. João pegou as cobranças de João Paulo e Lucas e garantiu o bicampeonato alagoano para o CSA. Luciano Castán converteu o último pênalti e também foi decisivo para a conquista da 39ª taça do time no estadual.
Com um gol de Vagner Love aos 44 do segundo tempo, o Corinthians venceu o São Paulo por 2 a 1 neste domingo, em Itaquera, e garantiu seu 30º título de campeão paulista. A arena alvinegra, com público recorde de 46.842 torcedores, passou boa parte da segunda etapa apreensiva, mas no finalzinho foi à loucura e comemorou o tricampeonato consecutivo. Os outros gols foram marcados por Danilo Avelar, para o Corinthians, e Antony, para o São Paulo.
A ajuda do árbitro de vídeo foi novamente fundamental para uma decisão de campeonato. Desta vez em Belo Horizonte, o empate por 1 a 1 entre Atlético-MG e Cruzeiro, na tarde deste sábado, no Independência, deu o bicampeonato ao time celeste, que venceu o primeiro encontro por 2 a 1, na última semana, no Mineirão.
O Grêmio sagrou-se bicampeão gaúcho ao vencer o Internacional nos pênaltis por 3 a 2 na Arena. Durante o tempo normal a partida terminou empatada sem gols. O jogo foi marcado por muitas polêmicas e uso do VAR que acabou sendo decisivo na marcação de uma penalidade que foi desperdiçada por André. Mas quis o destino que na última cobrança o centroavante desse o título para o time tricolor.
O time de aspirantes do Athletico Paranaense venceu o Toledo por 1 a 0 no tempo regulamentar do segundo jogo da decisão do Campeonato Paranaense 2019, na Arena da Baixada, e nas penalidades bateu o Toledo, por 6 a 5, conquistando o Estadual pela 25ª vez na história. No jogo de ida, 1 a 0 para o Porco no oeste do Estado.
Como diz a torcida: "Abre passagem, o terror chegou. O Gilberto é matador". E realmente, o camisa 9 é decisivo. Graças ao gol de pênalti do artilheiro, e brilho do goleiro Anderson, o Bahia se consagrou bicampeão baiano na tarde deste domingo, na Arena Fonte Nova. O Esquadrão de Aço derrotou o Bahia de Feira por 1 a 0 e chegou ao 48º título estadual de sua história. Como no jogo de ida, houve empate em 1 a 1, o Tricolor ergueu a taça da competição.
O Sport é campeão de Pernambuco pela 42ª vez em sua história. Após ser derrotado pelo Náutico no tempo normal por 2 a 1, o Leão ficou com a taça ao bater o Timbu por 4 a 3 nas penalidades. Maílson foi o grande herói ao pegar duas cobranças.
O Fortaleza venceu o Ceará por 1 a 0 neste domingo, na Arena Castelão, e confirmou o título do Campeonato Cearense depois do 2 a 0 na ida. O gol do campeão estadual foi marcado por Roger Carvalho, aos nove minutos do primeiro tempo. A equipe dirigida por Rogério Ceni controlou a decisão e o troféu nunca pareceu distante.
O Avaí é campeão catarinense de 2019. Em clássico contra a Chapecoense, neste domingo, na Ressacada, o Leão da Ilha derrotou a equipe do oeste de Santa Catarina nas penalidades após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, e se sagrou campeão estadual pela 17ª vez em sua história.
O Atlético é campeão goiano. Neste domingo, o Dragão venceu um Goiás pouco criativo por 1 a 0 no segundo jogo da final estadual e conquistou o título atuando no estádio Olímpico. Aos 55 minutos do segundo tempo, Matheuzinho anotou o único gol do duelo.
O Flamengo dominou o jogo e derrotou novamente o Vasco por 2 a 0, na tarde deste domingo, no Maracanã. A vitória deu ao Fla o 35º título do Campeonato Carioca. No placar agregado, os comandados de Abel Braga venceram o Estadual por 4 a 0. Os gols desta vez foram marcados por Willian Arão e Vitinho, um em cada tempo. No primeiro duelo Burno Henrique fez os dois.