Para o ex-presidenciável, a Venezuela tem adquirido tecnologias russas e chinesas para se tornar uma potência que pode ameaçar a América do Sul. O ex-candidato à presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, afirmou que mísseis implantados na Venezuela podem atingir a cidade de Manaus. Conforme Ciro, o governo brasileiro deve deixar claro ao regime de Nicolás Maduro que não permitirá o trânsito de forças venezuelanas no território brasileiro.
A fala de Ciro foi durante uma entrevista – no formato podcast – transmitida no Canal do pedetista no YouTube. No conteúdo, ele afirmou que o governo Lula (PT) precisa ficar alerta para a disputa por Essequibo, na Guiana, reivindicada por Maduro.
“Eu lamento muito dizer. Hoje, a Venezuela está muito melhor equipada, mais modernamente estruturada para um conflito bélico do que as Forças Armadas Brasileiras na região”, disse.
Ciro alegou descuido, incompetência e corrupção que o maior país da região tem as Forças Armadas na área menos equipadas. Em meio ao descuido brasileiro, segundo Ciro, a Venezuela, para superar o isolamento do “antagonismo violento dos americanos”, o país vizinho acertou com chineses e com russos.
“Estão lá dentro da Venezuela: consultores, estrutura de inteligência, equipamentos sofisticados, inclusive, mísseis que podem alcançar Manaus”, afirmou Ciro.
