Os desfiles do Grupo Especial, considerado a elite do carnaval carioca, tiveram início na noite do domingo (11). Na Marquês de Sapucaí, desfilaram Unidos do Porto da Pedra, Beija-Flor, Salgueiro, Grande Rio, Unidos da Tijuca e a atual campeã, Imperatriz Leopoldinense. A Beija Flor homenageou Maceió.
Quarta colocada no carnaval de 2023, a Beija-Flor trouxe um samba homenageando Maceió e Rás Gonguila, o "herdeiro" do trono imperial de um país da África, além de fundador do maior bloco de carnaval de Maceió na época.
Pelo 48º ano, o cantor Neguinho da Beija-flor veio interpretando o samba da agremiação, que fez uma viagem pelo carnaval de Alagoas.
A Comissão de Frente da escola chamou atenção ao trazer dez integrantes formando um pião humano. Outro momento que empolgou o público foi o que trouxe as luzes do sambódromo piscando em sintonia com as batidas da bateria da escola durante o refrão do samba.
Samuel de Assis representou Rás Gonguila no desfile. Outros destaques foram o cineasta Cacá Diegues e o jornalista Márcio Canuto — ambos são de Maceió e estavam no quinto carro alegórico do desfile.